O SAL – Surf at Lisbon Film Fest é um evento que surgiu no panorama nacional e internacional dos festivais de cinema de Surf no ano de 2012 com a intenção de, finalmente, colmatar a lacuna existente até então em Portugal, no que diz respeito à da cultura do Surf, tendo como pano de fundo a casa de todos os grandes festivais dedicados à 7ª Arte – o Cinema São Jorge, em Lisboa.
Sempre procurando aliar uma seleção criteriosa de alta qualidade a um lado artístico que consiga evidenciar os outros muitos lados do Surf, o SAL é hoje um evento de créditos firmados internacionalmente, tendo já dado a conhecer não só o melhor da produção global, mas também revelado muito do talento nacional na área.
As artes (artes plásticas, fotografia, música, escrita), a história e o lado social do Surf sempre estiveram presentes ao longo das já quatro edições do SAL, em que além dos filmes se tem tentado destacar sobretudo o papel que o Surf / Surfistas e a Arte conseguem ter quando se aliam, criando uma simbiose que culmina em expressão cultural.
No âmbito desta abordagem, o SAL – Surf At Lisbon tour, surge naturalmente como uma extensão do evento para além da capital, procura levar o seu conceito e os filmes um pouco por todo o país, nem sempre, mas por vezes também integrado em eventos que partilham do mesmo modo de olhar para o surf, que vai muito para além do acto físico de deslizar sobre ondas.
O SAL é um reflexo que uma abordagem mais profunda e artística pode ter na cultura do Surf – neste caso através das imagens em movimento e da divulgação do seu lado livre, criativo e cultural.