O SAL – Surf at Lisbon Film Fest é um evento que surgiu no panorama nacional e internacional dos festivais de cinema de Surf no ano de 2012 com a intenção de, finalmente, colmatar a lacuna existente até então em Portugal, no que diz respeito à da cultura do Surf, tendo como pano de fundo a casa de todos os grandes festivais dedicados à 7ª Arte – o Cinema São Jorge, em Lisboa.

 

Sempre procurando aliar uma seleção criteriosa de alta qualidade a um lado artístico que consiga evidenciar os outros muitos lados do Surf, o SAL é hoje um evento de créditos firmados internacionalmente, tendo já dado a conhecer não só o melhor da produção global, mas também revelado muito do talento nacional na área.

 

As artes (artes plásticas, fotografia, música, escrita), a história e o lado social do Surf sempre estiveram presentes ao longo das já quatro edições do SAL, em que além dos filmes se tem tentado destacar sobretudo o papel que o Surf / Surfistas e a Arte conseguem ter quando se aliam, criando uma simbiose que culmina em expressão cultural.

 

No âmbito desta abordagem, o SAL – Surf At Lisbon tour, surge naturalmente como uma extensão do evento para além da capital, procura levar o seu conceito e os filmes um pouco por todo o país, nem sempre, mas por vezes também integrado em eventos que partilham do mesmo modo de olhar para o surf, que vai muito para além do acto físico de deslizar sobre ondas.

 

O SAL é um reflexo que uma abordagem mais profunda e artística pode ter na cultura do Surf – neste caso através das imagens em movimento e da divulgação do seu lado livre, criativo e cultural.

 

www.surfatlisbonfilmfest.com

A Origem

Realizador: Ademir Damasco | 42 minutos

Um documentário que fala sobre a sustentabilidade que é possível conseguir no fabrico de uma prancha de surf, num meio onde tradicionalmente a regra é o uso de produtos altamente tóxicos e nocivos para o meio ambiente. A lenda do surf catarinense, Fernando “Marreco” Moniz, no seu jeito bem disposto, leva-nos numa viagem ao processo de fabrico de uma prancha, no mínimo, diferente. Uma abordagem inspiradora e alternativa no mundo padronizado do surf actual.

Ver Trailer

Denali

Realizador: Ben Moon | 8 minutos

Um filme sobre um homem, o seu cão e o ter de dizer adeus. Se alguma vez foi afectado pelo cancro ou se já teve um animal amigo na sua vida, vai querer ver Denali. Este é o tipo de filme que todos queremos partilhar com a família e os amigos. Toca-nos o coração, de uma forma ou de outra.

Ver Trailer

Marcas do Tempo

Realizador: John Magrath | 4 minutos

Um pequeno filme com um ambiente bucólico em torno de um poema e da perfeição solitária de uma onda, algures na América do Sul.

Ver Trailer

The Far Shore

Realizador: Gregory Schell | 64 minutos

Em 1972, Kevin Naughton e Craig Peterson fizeram-se à estrada com as pranchas, câmaras e um indomável desejo de aventura. Durante dez anos percorreram o planeta em busca de ondas perfeitas e experiências que só um viajante encontra. Este filme documenta a sua viagem. Com imagens originais e filmado em Super8 na Califórnia, México, El Salvador, Costa Rica, África, Marrocos, Irlanda, França e Fiji. Desde aqueles que se lembram de ler os seus artigos nos anos 70 àqueles que estão a começar na sua vida de surfistas, “The Far Shore” é uma educação. Um documento histórico de cultura do Surf e um olhar profundo sobre a vida de duas das grandes personalidades do Surf.

Ver Trailer

O acesso ao Sagres Surf Culture é livre, mas os lugares são limitados. Inscreve-te já!

#sagressurfculture