Organizado pela primeira vez em 2012, o Sagres Surf Culture é um evento que em primeira instância nasceu da necessidade premente de se refletir sobre o estado da cultura do surf em Portugal, juntando intervenientes de várias áreas: da arte à sustentabilidade, passando pela história, criatividade e intervenção pública. Tendo como epicentro o design hotel Memmo Baleeira em Sagres, no Concelho de Vila do Bispo, em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, todo este magnífico cenário tem sido um catalisador de inspiração para o evento, ajudando, pela força da sua beleza natural, a criar o ambiente único que se tem vivido e que tem marcado tanto os participantes como o público.
Desde a sua primeira edição que o evento tem sido de acesso livre e gratuito ao público. A programação do Sagres Surf Culture tem contado com exposições, palestras, exibição de filmes, música e conversas entre todos e mais alguns. Porque todos são bem-vindos. Já muitos convidados passaram pelas quatro edições do evento, entre expositores e keynote speakers. Pedro Adão e Silva, Ithaka, Gonçalo Cadilhe, RAM, MAR, Paulo Arraiano, Bruno Garrudo, Andreas Jaritz, João de Macedo, Pedro Jorge, Ricardo Bravo, Sérgio Rosário, Pedro Carvalho de Almeida, Pedro Falcão, Mário Feliciano, Nuno Jonet, Frankie Chavez, João Catarino, Mário Belém, João Grama — entre tantos outros. Artistas, pensadores e criativos. Em comum, neste mosaico diverso, o surf. O mar. As ondas. O ponto de partida para este “convívio com instrução”, como já alguém lhe chamou.
Para 2016 a organização do Sagres Surf Culture projetou uma edição de carácter internacional, com convidados de vários pontos do globo com carreiras amplamente reconhecidas e que influenciaram todos os participantes das edições anteriores do Sagres Surf Culture. O evento terá lugar nos dias 26, 27, 28 e 29 de Maio.
Realizadores, músicos, escritores, artistas visuais, fotógrafos, designers e shapers com uma carreira que ultrapassa as fronteiras do surf. Ícones referenciais para novas e velhas gerações de artistas, criadores e surfistas. Um painel de enorme qualidade, garantia maior de que a quinta edição do Sagres Surf Culture será uma ocasião à altura, onde se celebrará a cultura do surf com alguns dos seus maiores ícones e promovendo um contacto próximo e único entre estes e o público ao longo dos quatro dias do evento.
De pintores a escultores, de fotógrafos a designers, ao longo das 4 edições o número de participantes tem vindo a crescer.
A adesão por parte dos espectadores também tem vindo a crescer. Esperamos que continue!
O acesso ao Sagres Surf Culture é livre, mas os lugares são limitados. Inscreve-te já!